Vamos falar de liderança?
As empresas, atualmente, têm buscado por profissionais que são Líderes, não somente no sentido de liderar equipes, mas que lideram a si mesmas. Existe um mito no qual as pessoas ou nasceram para liderar ou possuem o talento da liderança. Porém liderar é uma habilidade que se aprende e perpassa por uma ferramenta fundamental: o autoconhecimento.
O objetivo desse texto é mostrar aos leitores as ferramentas que não aprendemos na graduação, mas que geram impacto na carreira profissional. Uma dessas ferramentas a serem desenvolvidas é o autoconhecimento. Conhecer as nossas habilidades e os nossos limites nos proporciona saber como agir em quaisquer situações que passamos. Além disso, nos dá mais ferramentas para comunicar às pessoas ao nosso redor sobre nossas limitações. A liderança caminha com a humildade e esta pode abrir portas.
Praticando
A fim de praticarmos o autoconhecimento, vamos refletir:
- Quais atividades gostamos de executar?
- O que nos motiva?
- Quais valores queremos deixar em nosso ambiente?
- O que sabemos fazer muito bem?
- Em quais momentos da nossa trajetória profissional nos sentimos reconhecidos?
- Em quais momentos nos orgulhamos de nós mesmos?
- O que podemos melhorar?
- Quais são as nossas limitações?
Após respondermos a esses questionamentos, teremos mais condições de identificar quais atividades executamos com excelência, perceberemos quais são as nossas ambições profissionais e poderemos trabalhar em nosso desenvolvimento pessoal. Por último, descobriremos qual o nosso foco e paixão profissional. Com isso estaremos mais aptos a empregar todo o nosso potencial em um objetivo de carreira que nos viabilize propósito e realização pessoal e profissional.
A partir do momento que praticamos o autoconhecimento, saberemos com nitidez quais são os nossos objetivos de carreira. O objetivo está relacionado a direção que queremos seguir, e a carreira é o significado desse caminho a ser seguido. O indivíduo que tem clareza sobre essas questões torna-se um agente de mudança no seu ambiente de convívio. Uma vez que temos um grande “Porque?”, o como vamos alcançar nosso objetivo se torna algo mais simples.
O que é preciso para ser líder?
Provavelmente já nos questionaram acerca da Liderança. Possivelmente, nossa resposta para definir um Líder foi que este possui características como: visionário, influenciador, resiliente ou autêntico. Todas essas qualidades podem fazer parte de um líder, mas o diferencial de um profissional que exerce a liderança é a sua maneira de pensar, seu modo de agir e o seu modo de ser. O primeiro está relacionado ao legado que este profissional quer deixar para as pessoas ao seu redor; o segundo é como ele executa suas atividades, como aplica os conhecimentos que obteve na graduação; e o último, a sua integridade no relacionamento interpessoal com as pessoas próximas.
Queremos deixar claro aos nossos leitores que, qualquer pessoa, em qualquer função, pode desenvolver a liderança e gerar impacto na vida das pessoas ao seu redor. A arte de liderar não está atrelada a uma função, mas sim a alguém que desenvolveu tais habilidades ao longo da sua carreira. Compreendam que todos podemos ser líderes, todos podemos deixar um legado e influenciar pessoas em nosso entorno, todos podemos obter os benefícios da liderança. Precisamos ter em mente que tudo começa por nós mesmos, no gerenciamento das nossas atividades, objetivos e propósitos.
Continue estudando sobre o assunto com esse vídeo e não esqueça de compartilhar com quem se interessa.
Gostou? Não deixe de conferir outras de nossas publicações!