Liderança, Autoconhecimento e Carreira de Sucesso

0
134
Business People Having Board Meeting In Modern Office

Para inaugurar essa nova série de post aqui no WR?, hoje vamos falar um pouco sobre a Liderança. As empresas atualmente têm buscado por profissionais que são Líderes, porém não somente no sentido de liderar equipes, mas principalmente que lideram a si mesmas. Existe um mito das pessoas que nasceram para liderar ou possuem o talento da liderança,  mas a verdade é que liderar é uma habilidade que se aprende e perpassa principalmente por uma ferramenta fundamental: o autoconhecimento.

O objetivo é mostrar aos leitores as ferramentas que não aprendemos na graduação mas que geram impacto na carreira profissional. Uma dessas ferramentas a serem desenvolvidas, é o autoconhecimento. Conhecer as nossas habilidades e os nossos limites, nos proporciona saber como agir em quaisquer situações que passamos e principalmente nos dá mais ferramentas para comunicar às pessoas ao nosso redor sobre nossas limitações. A liderança caminha com a humildade e esta pode abrir portas.

A fim de praticarmos o autoconhecimento, vamos refletir: Quais atividades gostamos de executar? O que nos motiva? Quais valores queremos deixar em nosso ambiente? O que sabemos fazer muito bem? Em quais momentos da nossa trajetória profissional nos sentimos reconhecidos? Em quais momentos nos orgulhamos de nós mesmos? O que podemos melhorar? Quais são as nossas limitações? Após respondermos a esses questionamentos teremos mais condições de identificar quais atividades executamos com excelência, perceberemos quais são as nossas ambições profissionais e poderemos trabalhar em nosso desenvolvimento pessoal e, por último, descobriremos qual o nosso foco e paixão profissional. Com isso estaremos mais aptos a empregar todo o nosso potencial em um objetivo de carreira que nos viabilize propósito e realização pessoal e profissional.

A partir do momento que praticamos o autoconhecimento, saberemos com nitidez quais são os nossos objetivos de carreira. O objetivo está relacionado a direção que queremos seguir, e a carreira é o significado desse caminho a ser seguido. O indivíduo que tem clareza sobre essas questões torna-se um agente de mudança no seu ambiente de convívio, pois quando temos um grande “Porque?”, o como vamos alcançar esse objetivo se torna algo mais simples.

Provavelmente já nos questionaram acerca da Liderança, e possivelmente nossa resposta para definir um Líder foi que este possui características como : visionário, influenciador, resiliente ou autêntico. Todas essas qualidades podem fazer parte de um líder, mas o diferencial de um profissional que exerce a liderança é a sua maneira de pensar, seu modo de agir e o seu modo de ser. O primeiro está relacionado ao legado que este profissional quer deixar para as pessoas ao seu redor; o segundo é como ele executa suas atividades, como aplica os conhecimentos que obteve na graduação; e por último, a sua integridade no relacionamento interpessoal com as pessoas próximas.

Queremos deixar claro aos nossos leitores, que qualquer pessoa, em qualquer função pode desenvolver a liderança e gerar impacto na vida das pessoas ao seu redor. A arte de liderar não está atrelada a uma função, mas sim a uma pessoa que desenvolveu tais habilidades ao longo da sua carreira. Compreendam que todos podemos ser líderes, todos podemos deixar um legado e influenciar pessoas em nosso entorno, todos podemos obter os benefícios da liderança. Precisamos ter em mente que tudo começa por nós mesmos, no gerenciamento das nossas atividades, objetivos e propósitos.

Continue estudando sobre o assunto com esse vídeo e não esqueça de compartilhar com quem se interessa.

Esse artigo foi produzido com a ajuda da estudante de Relações Internacionais da UFRRJ e Colaborada Voluntária Glayceane Souza.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here