Liderança, Autoconhecimento e Carreira de Sucesso

0
2379
Business People Having Board Meeting In Modern Office

Vamos falar de liderança?

As empresas, atualmente, têm buscado por profissionais que são Líderes, não somente no sentido de liderar equipes, mas que lideram a si mesmas. Existe um mito no qual as pessoas ou nasceram para liderar ou possuem o talento da liderança. Porém liderar é uma habilidade que se aprende e perpassa por uma ferramenta fundamental: o autoconhecimento.

O objetivo desse texto é mostrar aos leitores as ferramentas que não aprendemos na graduação, mas que geram impacto na carreira profissional. Uma dessas ferramentas a serem desenvolvidas é o autoconhecimento. Conhecer as nossas habilidades e os nossos limites nos proporciona saber como agir em quaisquer situações que passamos. Além disso, nos dá mais ferramentas para comunicar às pessoas ao nosso redor sobre nossas limitações. A liderança caminha com a humildade e esta pode abrir portas.

Praticando

A fim de praticarmos o autoconhecimento, vamos refletir:

  • Quais atividades gostamos de executar?
  • O que nos motiva?
  • Quais valores queremos deixar em nosso ambiente?
  • O que sabemos fazer muito bem?
  • Em quais momentos da nossa trajetória profissional nos sentimos reconhecidos?
  • Em quais momentos nos orgulhamos de nós mesmos?
  • O que podemos melhorar?
  • Quais são as nossas limitações?

Após respondermos a esses questionamentos, teremos mais condições de identificar quais atividades executamos com excelência, perceberemos quais são as nossas ambições profissionais e poderemos trabalhar em nosso desenvolvimento pessoal. Por último, descobriremos qual o nosso foco e paixão profissional. Com isso estaremos mais aptos a empregar todo o nosso potencial em um objetivo de carreira que nos viabilize propósito e realização pessoal e profissional.

A partir do momento que praticamos o autoconhecimento, saberemos com nitidez quais são os nossos objetivos de carreira. O objetivo está relacionado a direção que queremos seguir, e a carreira é o significado desse caminho a ser seguido. O indivíduo que tem clareza sobre essas questões torna-se um agente de mudança no seu ambiente de convívio. Uma vez que temos um grande “Porque?”, o como vamos alcançar nosso objetivo se torna algo mais simples.

O que é preciso para ser líder?

Provavelmente já nos questionaram acerca da Liderança. Possivelmente, nossa resposta para definir um Líder foi que este possui características como: visionário, influenciador, resiliente ou autêntico. Todas essas qualidades podem fazer parte de um líder, mas o diferencial de um profissional que exerce a liderança é a sua maneira de pensar, seu modo de agir e o seu modo de ser. O primeiro está relacionado ao legado que este profissional quer deixar para as pessoas ao seu redor; o segundo é como ele executa suas atividades, como aplica os conhecimentos que obteve na graduação; e o último, a sua integridade no relacionamento interpessoal com as pessoas próximas.

Queremos deixar claro aos nossos leitores que, qualquer pessoa, em qualquer função, pode desenvolver a liderança e gerar impacto na vida das pessoas ao seu redor. A arte de liderar não está atrelada a uma função, mas sim a alguém que desenvolveu tais habilidades ao longo da sua carreira. Compreendam que todos podemos ser líderes, todos podemos deixar um legado e influenciar pessoas em nosso entorno, todos podemos obter os benefícios da liderança. Precisamos ter em mente que tudo começa por nós mesmos, no gerenciamento das nossas atividades, objetivos e propósitos.

Continue estudando sobre o assunto com esse vídeo e não esqueça de compartilhar com quem se interessa.

Gostou? Não deixe de conferir outras de nossas publicações!

 

COMPARTILHAR
O mais completo site brasileiro sobre o mercado de trabalho em Relações Internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here