“Sport and International Relations: An Emerging Relationship” é a obra mais completa sobre como o esporte tem se tornado cada vez mais importante para os governos modernos e moldado a política internacional.
As Olimpíadas do Brasil chegaram, e nesses dias esportivos algumas perguntas estão passando pela cabeça de muitos analistas internacionais. Como o esporte tem transformado a economia internacional? Qual a sua influência na diplomacia moderna? E a sua relação na construção da identidade nacional? Essas e outras questões são analisadas pela obra “Sport and International Relations: An Emerging Relationship”[1], de 2004, disponível no Amazon.com, somente em idioma inglês.
Escrito por vários autores, o livro é uma coleção de sete artigos que apresenta o importante papel que os esportes desempenham no mundo, apesar de ser um tema subestimado e pouco estudado academicamente. A ligação dos esportes com as Relações Internacionais é examinada de forma cuidadosa por meio de temas como: esporte e a construção da imagem estatal, esporte e questões de gênero, construção de um regime internacional de combate ao doping, diplomacia e movimento olímpico.
Uma das lacunas identificadas na obra é o baixo número de pesquisas sobre a função do esporte no desenvolvimento social e econômico, especialmente em regiões em desenvolvimento.
Longe de ser um tema periférico das RIs, o crescimento do esporte deve ser visto na perspectiva das interdependências complexas e nos sistemas globais de governança. Uma obra que sem dúvida interessa a acadêmicos, estudantes e a todos aqueles que trabalham com Relações Internacionais e também na indústria esportiva.
Você pode saborear um pedacinho dessa grande obra no Google Books abaixo ou clicando no link.
[1] “Esporte e Relações Internacionais: uma relação emergente”. Tradução livre.