Documentários para aprender mais sobre as Relações Internacionais

1
9099

Postado em 07/2018;

Que o curso de Relações Internacionais é bastante teórico, todos nós sabemos. Mas isso não significa que a leitura, apesar de fundamental, seja a única maneira de aprender sobre os fenômenos que ocorrem no cenário internacional.

Aqui no What’s Rel? estamos sempre procurando um modo de agregar conhecimento aos Internacionalistas através de diversas ferramentas. Nosso post sobre os Filmes que você TEM que assistir antes de se formar em Relações Internacionais – Lista 1 e Lista 2 foram um sucesso. Por esse motivo, dessa vez, vamos abordar os Documentários que você precisa assistir para mergulhar no aprendizado das RI.

1- The Final Year

Esse é um documentário que apresenta os bastidores da política externa dos EUA. A obra acompanha o presidente Barak Obama e sua equipe nas viagens realizadas por 21 países em seu último ano de mandato. É uma ótima indicação para os que pretendem ingressar na carreira diplomática. Por ele, é possível compreender quais foram as reações da Administração Obama frente a polêmica eleição americana, com o candidato Donald Trump.

Assista o trailer abaixo:

2 – Trincheiras no Deserto

O Brasileiro Gabriel Chaim é um dos poucos jornalistas que se arriscam no front de batalha. Em 2018, foi premiado com medalha de prata no New York Film Festival por este documentário. Chaim acompanhou por 7 meses os soldados curdos, chamados de Peshmergas, antes e durante a operação de retomada de três cidades no chamado Curdistão iraquiano, invadidas pelo Estado Islâmico. A partir do front na montanha de Bashiqa, o jornalista registrou não apenas combates, mas também a rotina dos soldados que lutam com poucos recursos enquanto ajudam a resgatar refugiados perseguidos pelo autoproclamado Estado Islâmico.

  3 – Fake News ‘Baseado em fatos reais

As Fakes News se tornaram um dos assuntos mais comentados nos últimos anos, principalmente devido a sua possível influência nas eleições dos EUA, na disputa presidencial entre Donald Trump e Hillary Clinton. Nesses sentido, o documentário se propõe a ir em busca das pessoas que produzem essas falsas notícias. Os repórteres percorrem os EUA, Rússia, Inglaterra e principalmente na Macedônia onde encontram um dos “Veles Boys” – jovens locais que construíram sites com notícias falsas populares nos EUA durante as últimas eleições americanas.

4 – Inside Job

A crise financeira mundial que aconteceu em 2008, mais conhecida como a Crise dos Subprimes, abalou o mundo. Causou a perda de milhões de empregos e casas e mergulhou não só os Estados Unidos em uma profunda recessão econômica, como várias economias ao redor do globo.

Matt Damon narra o documentário que fornece uma análise detalhada dos fatores que levaram ao colapso. Além disso, também identifica peças-chave do mundo financeiro e político. Durante o longa, o diretor Charles Ferguson realiza uma gama de entrevistas traçando a história e o caminho percorrido pela crise. Dos Estados Unidos para a China, da China para a Islândia, e assim por diante, para outros mercados financeiros mundiais.

Disponível na Netflix. Assista o trailer aqui.

5- The Square

É comum nos depararmos com a dificuldade de encontrar uma excelente produção dessa região do mundo no enfoque dos aspectos políticos e sociais. Porém, este é um ótimo documentário para entender alguns aspectos da dinâmica do Oriente Médio. The Square, nos proporciona tudo isso e muito mais pois também podemos perceber os aspectos culturais. Precisamente, o curta aborda os movimentos de protesto egípcios para a derrubada do líder militar Hosni Mubarack em 2011.

Esse documentário encontra-se disponível no catálogo da Netflix. Assista o trailer aqui!

6- She’s beautiful when She’s angry

Esta é uma produção que retrata a história do feminismo na década de 1960 nos Estados Unidos. O documentário aborda questões que estão presentes nos debates atuais como os direitos reprodutivos, assim como a segunda onda do feminismo, e as tensões que permeiam o debate feminista. O documentário evidencia um padrão global e histórico do movimento.

Disponível no Youtube. Assista Aqui!

E aí curtiu a nossas sugestões? Você conhece mais algum documentário indispensável para um Internacionalista conhecer? Conta pra gente nos comentários.

Esse artigo foi produzido com a ajuda das estudantes de Relações Internacionais Colaboradoras Voluntárias Julie Guedes (UFF)  e Glayceane Souza (UFRRJ).

COMPARTILHAR
O mais completo site brasileiro sobre o mercado de trabalho em Relações Internacionais.

1 COMENTÁRIO

  1. Olá, gostaria de saber o email de vocês para tirar algumas dúvidas. Quero trabalhar na área de Direitos Humanos, mas todos os trabalhos que vejo na cidade onde moro são voluntários. E eu trabalharia de voluntária sim, mas preciso do dinheiro, Ainda que seja de um estágio, para poder pagar os cursos e investir na área que quero trabalhar. Teria como me auxiliar nisso? Obrigada

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here