Marketing internacional e internacionalização de empresas: o que eles têm em comum?

Internacionalização de empresas e marketing internacional são dois temas que geralmente andam juntos. Você já se perguntou porquê? Aqui a gente te explica a relação entre esses assuntos.

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A partir do processo de globalização, a interconexão crescente entre mercados se tornou uma realidade. Dessa forma, surgiram novos arranjos a nível doméstico e externo aos Estados. E como exemplo desses rearranjos temos a possibilidade ou a necessidade de expansão dos negócios para o exterior.

O movimento de internacionalização de uma empresa não é um processo simples nem fácil de se executar. Apesar de melhorar a rentabilidade e facilitar a inovação, o êxito ao internacionalizar-se nem sempre é garantido. É por isso que o marketing internacional é um instrumento tão poderoso e necessário para o sucesso no empreendimento de internacionalização. Mas, o que de fato é o marketing internacional?

Pode parecer que o foco do marketing internacional é apenas transpor para novos mercados as estratégias já utilizadas pela empresa no seu mercado local, mas ele vai muito além disso. Para que as empresas sejam bem sucedidas ao internacionalizar-se é preciso ter em mente uma estratégia de inserção no novo mercado levando em conta, por exemplo, os aspectos culturais e socioeconômicos da população.

O papel do marketing internacional é, portanto, traçar todo o plano de inserção internacional da empresa. Isso significa que será necessário: avaliar o potencial de internacionalização (auxiliando no processo de tomada de decisão e direcionamento ao exterior), assim como realizar estudos de mercado, decidir como entrar nos mercados estrangeiros escolhidos, conhecer o perfil do consumidor da localidade de destino, elaborar estratégias de inserção para o produto ou serviço a ser comercializado, pesquisar quais parceiros comerciais são possíveis, além de muitas outras atribuições.

Para que a inserção de uma empresa no exterior tenha o resultado esperado, o investimento numa boa estratégia de marketing internacional faz toda a diferença. Internacionalizar-se pressupõe então criar estratégias de marketing a nível global e para alcançar o sucesso nesse nível, começar com um bom conhecimento do mercado local é, em grande medida, imprescindível.

Para conhecer um pouco mais sobre como trabalhar nesta área releia essa entrevista com a analista internacional Marina Coimbra, especialista em Projetos Internacionais do Sistema Firjan – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro.

Esse artigo foi produzido com a ajuda da estudante de Relações Internacionais da UFF e Colaborada Voluntária Julie Guedes.

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