Setor de Logística

0
120
Setor de Logística - Mercado de Trabalho

Internacionalista, você conhece essa área de atuação?

De forma resumida, podemos considerar logística como um conjunto de métodos e procedimentos que combinados fazem com que determinado produto seja entregue em seu local destinado de forma segura no tempo adequado e ao menor custo possível.

Sabe quando aquela compra online de outro país demora tanto para chegar que até foi esquecida? Ou aquele produto super delicado que chegou quebrado? Essas situações envolvem questões logísticas que não foram bem planejadas e causam desconforto no comprador e envolvem tanto o comércio doméstico, quanto importações. Esse setor é essencial para o bom desempenho e uma boa avaliação sobre os serviços de empresas, por isso é importante que seja desenvolvido por profissionais capacitados que são responsáveis por analisar:

  • O transporte;
  • A integridade do produto, ou seja, garantir que ele chegue inteiro e sem avarias ao destino final;
  • A embalagem mais adequada para a segurança e otimização dos espaços aos quais ela será submetida;
  • Estocagem;
  • Documentação requerida;
  • O melhor custo x benefício, tanto para o exportador, quanto para o comprador final;
  • O tempo que ela levará em todo trajeto.

Integrar todas essas características pode parecer bastante desafiador e, em muitos locais de trabalho, são divididas entre funcionários diferentes, o que demanda uma boa relação em equipe e especializações mais verticalizadas. Todas as etapas requerem responsabilidade e capacidade de lidar com imprevistos na documentação de mercadorias, atrasos no deslocamento e demais surpresas no fluxo comercial. Portanto, esse funcionário trabalha com muitos prazos – muitas vezes bem apertados – para que tudo ocorra como o planejado.Setor de Logística - Mercado de Trabalho

Todo tipo de empresa, não somente de importação e exportação, precisa do profissional de logística para os processos acontecerem da forma mais eficiente e integrada possível. Empresas geralmente tem um setor dedicado à logística, mas é importante ressaltar que existem empresas especializadas em logística que prestam serviços para todas as outras, geralmente quando existe um processo muito complexo. Por não haver uma ampla oferta de graduação específica em logística, profissionais das relações internacionais, do comércio exterior, da engenharia e administração podem ocupar essa vaga por meio de especializações na área.

O setor logístico vem crescendo no Brasil e no mundo a partir de várias ópticas: as empresas querem acirrar a competitividade, então precisam de um serviço mais rápido e de qualidade. Nesse caso, o internacionalista em uma multinacional, por exemplo, é capaz de fazer análises culturais para atender o comprador de diferentes países da forma mais personalizada possível, ou diante de conflitos, resolvê-los de maneira estratégica e diplomática. Conhecer a história dos parceiros comerciais, entender a legislação internacional e, compreender os aspectos político-econômicos. Todos esses conhecimentos adquiridos em uma formação em Relações Internacionais contribuem para a formação de um excelente profissional na área de logística.

Além disso, a questão ambiental faz parte do processo logístico. As empresas consideradas “verdes” ganham cada vez mais espaço no comércio e, por trás delas, existem diversos profissionais da logística que precisam estar bem atualizados sobre as questões mundiais de sustentabilidade, o que também faz a área ser uma excelente oportunidade para internacionalistas que tenham afinidade com a área ambiental.

Setor de Logística - Mercado de Trabalho

Cargos e locais de trabalho que um profissional especializado em logística pode ocupar:

  • Consultoria em logística em empresas privadas;
  • Inteligência comercial;
  • Alfândegas;
  • Gestão de estoque;
  • Transportadoras;
  • Comércio virtual;
  • Especialista em logística integrada, ou seja, o encadeamento desde a produção da mercadoria até a chegada ao consumidor;
  • Coordenador de comércio exterior;
  • Diretor de supply chain

E aí, gostou do que esse setor tão diverso e importante tem para oferecer? Vai até prestar mais atenção no trajeto das suas encomendas, né? 😉

 

Esse post foi elaborado com a ajuda da voluntária e estudante de Relações Internacionais da UERJ Lara Senfft.

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here