Programa Jovens Profissionais das Nações Unidas

0
1831

Hoje iremos tratar do programa das Nações Unidas para jovens que desejam dar início à sua carreira profissional dentro da organização, em inglês Young Professionals Programme (YPP).

O Programa Jovens Profissionais, trata-se de um concurso anual das Nações Unidas que busca por novos talentos para fazer parte da organização.  As inscrições para este ano ainda estão abertas com data de encerramento em 21 de julho, portanto se você tem interesse em dedicar a sua carreira à um dos maiores e mais prestigiados organismos internacionais confere o post completo que iremos dar algumas dicas e orientações para o exame.

Atenção para os critérios de participação:

  • A Primeira exigência para a realização do exame é que você seja cidadão de um dos países participantes do programa, a lista completa de todos os Estados pode ser encontrada aqui.
  • Será necessário que você tenha até 32 anos e seja fluente em inglês ou francês uma vez que todas as etapas do processo de admissão no programa serão realizadas em um desses idiomas.
  • Graduação completa em ensino superior é uma das exigências do YPP. Se você já se formou na graduação, mas ainda não recebeu o seu diploma, não se preocupe, uma carta redigida pela Universidade afirmando a conclusão do curso será aceita. Nesta carta deverão constar a data de formação e o histórico de estudo.

Como é realizado o processo de admissão?

O processo consiste em 3 fases: aplicação inicial, exames e entrevista.

  • Na primeira fase, a de aplicação, você deve mostrar como as suas qualificações profissionais e/ou acadêmicas irão contribuir para a vaga em si.
  • A segunda etapa é considerada a mais complexa e irá exigir grande dedicação e atenção. Existem diferentes grupos online de candidatos que estão passando pelo processo e que podem te ajudar, também é muito importante dar uma conferida em exames de anos anteriores, o material pode ser encontrado na página de carreiras das Nações Unidas.  
  • Por fim, talvez a mais temida: a entrevista, mas calma, geralmente é uma etapa bem simples e como qualquer outro processo irá exigir dedicação e preparação, também é possível compreender como funcionam essas entrevistas acessando a página da organização.

Passar no exame da YPP não significa que você irá trabalhar na ONU imediatamente

Aqueles que obtiveram resultado positivo nos exames da YPP serão alocados em uma lista de reserva de candidatos qualificados que podem ser selecionados para posições disponíveis dentro das Nações Unidas. É importante salientar que estar na lista de qualificados da YPP não garante um cargo dentro da ONU. A lista de reserva tem duração de 3 anos, candidatos qualificados que não foram chamados dentro desse período infelizmente terão que passar novamente pelo processo de admissão.

YPP de 2019

O Exame do Young People Programme deste ano será em duas áreas:  Assuntos Econômicos e Sistemas de Informação e Tecnologia. A data limite para o envio de candidaturas é até 21 de julho. Manuais para orientações adicionais quanto ao programa podem ser encontrados aqui . É importante frisar que candidaturas incompletas e/ou que não cumpram com as exigências do programa não serão consideradas, portanto atente-se aos dados enviados. Dúvidas devem ser enviadas através da página oficial do YPP, você pode acessá-la aqui.

Lembre-se: toda e qualquer experiência é bem-vinda e ótima para o crescimento pessoal e profissional, portanto não obter resultado positivo no YPP não significa o seu fracasso, pelo contrário, é uma oportunidade para auto conhecimento e prática em processos seletivos. Não deixe de participar e realize a sua aplicação o quanto antes!

No próximo mês a sua sugestão pode ser um dos temas publicados em nosso site! Fique ligado em nossas redes sociais para enviar a sua sugestão.

COMPARTILHAR
O mais completo site brasileiro sobre o mercado de trabalho em Relações Internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here