Você sabe escrever? Ou pensa que sabe?

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Você acredita que a gramática garante a qualidade de um texto? Julga que somente o domínio do conteúdo fará você escrever bem? Presume que quem escreve bem, faz um texto de qualidade de primeira, sem reajustes?

Se você respondeu sim a uma dessas perguntas, você está no lugar certo! Está pronto para desconstruir tais crenças?!

Ter uma boa comunicação escrita é mais que saber conjugar um verbo ou saber tudo sobre um assunto! Claro que tais competências são importantes, mas escrever bem é mais que isso: é saber se comunicar de maneira adequada com o público-alvo, adotando a linguagem correta.

Além disso, é preciso pensar no texto como um processo que irá será reformulado quantas vezes for necessário. Então, não se desanime quando você não fizer um bom texto logo de primeira, tudo bem?

Até porque, os avanços tecnológicos e as novas tendências do mercado de trabalho, como a valorização das soft skills, aumentaram a importância de dominar a comunicação, tanto escrita, quanto verbal no ambiente empresarial.

A comunicação escrita se mostra fundamental dentro de uma organização, já que é muito importante registrar, de forma clara e correta, várias categorias de informações como relatórios, memorandos, manuais, e-mails, entre outros.

Quem não estabelece uma boa comunicação tem dificuldades de alcançar cargos mais altos, por mais conhecimento técnico que tenha. A comunicação eficaz é uma competência cada vez mais valorizada e exigida.

Para desenvolver essa competência, tem que haver muito esforço, dedicação e disciplina. Dentre algumas técnicas para aprimorar a escrita, podemos citar: adotar o hábito de leitura sobre os mais diversos temas, organizar os pensamentos antes de escrever e considerar seu público alvo e em que circunstâncias para adaptar a linguagem.

Além disso, ser objetivo e conciso, praticar, dedicar-se no momento da redação, atentar-se à ortografia, revisar o texto e pedir feedbacks podem ser dicas valiosas para quem quer desenvolver essa competência.

Lembre-se sempre: escrever bem é fundamental para nossa carreira e independe do campo de atuação! Ter uma boa comunicação escrita é importante em qualquer setor da sociedade, especialmente no mercado de trabalho.

Veja mais um pouco sobre o assunto em mais um vídeo da nossa série de Comportamento e Carreira. Confira abaixo:

E você, acredita que escreve bem? O que tem feito para melhorar sua comunicação escrita? Conta para a gente!

Esse post foi produzido com a ajuda da estudante de Relações Internacionais da UFRJ e Colaboradora Voluntária Giovanna Soares.

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