5 Competências que você aprende participando de Projetos e Atividades Extracurriculares na Universidade

0
1181
Projetos Universitários

Engana-se quem acredita que habilidades como liderança e gestão de tempo apenas se desenvolverão no mercado de trabalho. Muitas das competências que você irá utilizar na sua vida profissional serão desenvolvidas ainda na Universidade, por meio de projetos extracurriculares e outras experiências, por isso, a participação nesses projetos pode fazer a diferença.

Simulações da ONU, grupos de pesquisa, Centros Acadêmicos, Atléticas Esportivas e tantas outras atividades estão presentes no nosso dia a dia na Universidade, mas você compreende a importância na participação dos mesmos para a sua formação?

Por exemplo, você sabia que pode desenvolver diversas habilidades ao se engajar com simulações da ONU? Em diferentes setores da organização, você desenvolverá habilidades distintas: enquanto uma pessoa lidará com a parte administrativa do evento, utilizando e aprimorando os conhecimentos com Excel, outra irá trabalhar com a parte das redes sociais, desenvolvendo habilidades voltadas para o marketing e redes sociais. Ainda, a participação no evento aprimora outras capacidades, como a escrita acadêmica, na construção de documentos nos comitês e a melhora da oralidade ao proferir discursos.

Mas você se interessa mais por comércio exterior e pretende trabalhar em multinacionais? As Empresas Júnior também são um ótimo exemplo de como em diferentes setores, você desenvolve as mais diversas habilidades. É comum que as empresas Jr. sejam divididas em setores assim como as grandes empresas, você pode se engajar no setor comercial e desenvolver habilidades de negociação ao estar em contato com clientes, ou até mesmo ingressar no setor financeiro e melhorar suas habilidades em gestão financeiras e de dados.

Essas experiências podem ser, então, divisores de águas na vida de um estudante; além de mostrar em quais áreas você se destaca e quais precisam ser mais aperfeiçoadas.

Para tirar suas dúvidas e te incentivar a se inscrever em projetos e atividades extracurriculares da Universidade, vamos listar para vocês 5 competências que podem ser desenvolvidas fazendo parte deles. 

1° Trabalho em Equipe:

A capacidade de trabalhar em equipe é uma das competências mais comuns requeridas no mercado de trabalho, e a Universidade é um ótimo espaço para exercitá-la.  Você irá desenvolver alguns projetos e atividades em grupo e, além disso, irá aprender a valorizar a diversidade de ideias e opiniões e a se integrar com seus colegas buscando sempre a excelência nos projetos desenvolvidos. Grupos de pesquisa são um ótimo exemplo de trabalho em equipe, pois exemplificam um grupo de pessoas em um esforço coletivo em prol de algo.

2°   Liderança:

Liderança é a capacidade que uma pessoa possui de conduzir um grupo de indivíduos, transformando-os em uma equipe que gera os resultados almejados. Trata-se de um aspecto importantíssimo no mercado de trabalho. Na faculdade, você também pode treinar a capacidade de liderança por meio do diálogo, da solução de crises e da coordenação e integração de equipes, em inúmeros projetos e atividades extracurriculares. A prática esportiva em modalidades coletivas também ajuda no desenvolvimento dessa habilidade.

3° Resolução de Problemas e Criatividade:

Os estudantes precisam ter a criatividade estimulada para serem capazes de produzir soluções inovadoras, e para desenvolvê-la, nada melhor do que a participação em oficinas, Workshop, Palestras e eventos Culturais. A criatividade está diretamente ligada a uma maior facilidade de resolução de problemas, encontrando soluções viáveis. Ao participar de simulações do ONU, você tem ambas essas práticas estimuladas, ao tentar solucionar os problemas nos temas abordados pelos comitês ou em resolver situações que podem ocorrer na organização do evento.

4° Gestão de Tempo: 

Uma boa gestão de tempo é essencial para a execução com excelência de qualquer atividade. Planejando e organizando as etapas de um trabalho, a entrega é feita no prazo determinado. Essa aptidão, além de desenvolvida no dia a dia da graduação, é estimulada nas iniciativas discentes, com prazos estabelecidos para atividades que impactam diretamente nos projetos desenvolvidos. A organização de eventos acadêmicos, como palestras e seminários, pode ser grande aliada durante a graduação no desenvolvimento dessa habilidade. 

5° Visão Estratégica:

Visão estratégica é a habilidade de fazer o planejamento do futuro e definir as metas para chegar ao resultado final. Essa competência implica em pensar em todos os impactos, setores, cenários e oportunidades que envolvem uma tomada de decisão. Ela é muito importante na execução de projetos, pois está diretamente ligada aos objetivos finais. Nas empresas Jr, é muito comum que essa competência seja fomentada, pois existe sempre o planejamento e as metas para o crescimento da empresa e a execução dos próprios projetos dentro dela. 

Essas são só algumas das competências que você pode desenvolver participando de atividades além da sala de aula. 

Tem alguma história de como desenvolveu alguma dessas, ou outras habilidades na Universidade? Compartilha com a gente nos comentários!

 

Bibliografia

https://www.napratica.org.br/como-desenvolver-soft-skills/

https://blog.unifoa.edu.br/5-habilidades-profissionais-valiosas-desenvolvidas-na-faculdade/

https://blog.faculdadepm.edu.br/7-habilidades-profissionais-para-desenvolver-na-faculdade/

 

COMPARTILHAR
Internacionalista, mineira, radicada no Rio de Janeiro desde 2012. Idealizadora/Fundadora do What's Rel? (2011). Business Development Latin America para uma empresa canadense de engenharia, sócia da PAR Consultoria, e grande entusiasta da carreira de R.I. :)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here