5 respostas que os recrutadores não suportam mais ouvir em entrevistas

0
662

Ser convocado para uma entrevista é uma ótima oportunidade, fazendo uma analogia com o futebol, é aquele momento que o jogador (candidato à vaga), está na pequena área de frente com o goleiro (recrutador), e tem a oportunidade clara de fazer o gol (conquistar a vaga). Acontece que muitos profissionais têm desperdiçado essa ocasião favorável com respostas que os recrutadores não suportam mais ouvir. Confira abaixo as 5 respostas para evitar nas entrevistas.

  1. Meu maior defeito é ser perfeccionista

Um profissional de RH ao questionar os defeitos tem como objetivo principal medir o nível de autoconhecimento do concorrente a vaga. Muitos ao serem perguntados sobre seus defeitos, sentem-se desconfortáveis ou com medo de responder algo que comprometa a conquista da vaga. E nesse momento que muitos disfarçam uma qualidade em forma de defeito, isso é uma péssima decisão.

Os recrutadores querem medir o senso crítico, o desenvolvimento pessoal e profissional, portanto a melhor resposta é ser sincero, escolha um defeito que possui e indique ações que tem tomado para melhorar esse ponto fraco. Isso irá transparecer ao recrutador que é um profissional ciente das suas debilidades, mas principalmente que não se conforma com elas, mas procura sempre se desenvolver e melhorar.

  1. Eu tenho iniciativa

Provavelmente a pergunta que os candidatos mais gostam de responder são sobre suas qualidades. Muitos acreditam que esse será o ponto alto da entrevista, e que nesse momento poderão conquistar a vaga ao falarem uma enorme lista de adjetivos, e ser proativo é o carro chefe da lista. De fato, a proatividade é uma qualidade essencial a qualquer profissional, porém como o recrutador terá certeza que todos esses adjetivos são verdadeiros? através das ações!

Essa é uma ótima oportunidade de contar as suas vivências profissionais que estão por detrás de cada adjetivo. Por exemplo: detalhar ao recrutador como desenvolveu essas habilidades, quais experiências lhe proporcionaram ser um profissional proativo, como você se aperfeiçoou no Excel, ou por que foi considerado um ótimo analista em sua última função. Explique cada adjetivo com exemplos concretos.

  1. Eu não sei

A capacidade de estabelecer um diálogo com perguntas e respostas coerentes, é avaliada pelos recrutadores nessa fase do processo seletivo. Contudo caso seja questionado sobre algo que no momento não saiba como responder, peça um tempo a fim de pensar, e demonstre interesse em buscar a resposta juntamente com o recrutador.

  1. Não tive tempo de olhar

O candidato demonstra seu comprometimento pela empresa, quando é questionado acerca de alguma característica da mesma. Nesse momento que ele deve mostrar sua aspiração em trabalhar naquela equipe. Em razão disso é fundamental ler rigorosamente sobre a vaga, sobre a empresa, quais são os valores, missão e princípios que a companhia possui e que o candidato se identifica. Isso revela ao profissional que faz a seleção a conexão entre o candidato e a empresa.

  1. Não tenho perguntas

O ponto alto da entrevista pode ser no final, naquele momento que o candidato está livre para fazer qualquer pergunta. Pior do que perguntar somente sobre remuneração e benefícios, é não fazer perguntas. Espera-se que ao final, pelo menos uma pergunta seja feita, isso comprova o interesse real do candidato.

Assim sendo, não deixe de ir as entrevistas com pelo menos 3 perguntas preparadas a serem feitas. É importante fazer perguntas inteligentes, como por exemplo: Há algum conteúdo que você me recomendaria ler para esta posição? Esse tipo de pergunta transmite ao recrutador a imagem de um profissional confiante.

Agora que já sabe o que não responder nas entrevistas, está apto para entrar na pequena área e marcar o gol, ou seja, conquistar a tão sonhada vaga de emprego.

Esse artigo foi produzido com a ajuda da estudante de Relações Internacionais da UFRRJ e Colaboradora Voluntária Glayceane Souza.

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here