O Mercado de trabalho para os Analistas Internacionais nas Representações Diplomáticas Brasileiras no Exterior

0
1544
Caros Colegas Analistas,
Já faz algum tempo que tenho recebido muitos, infindáveis pedidos para publicar informações sobre o mercado de trabalho para os analistas internacionais nas embaixadas brasileiras no exterior. Uma lista de emails cheios de dúvidas que tenho tentado responder ptontamente. Até mesmo por isso minha ausência aqui no blog. Acabo dando prioridade em responder aos leitores mais participativos.
Começo esclarecendo que não tenho experiência neste mercado e que por isso, para fazer este post eu fiz pesquisas na internet, como acesso às mesmas informações que qualquer pode ter, ok? Pode ser que, com a minha experiência em embaixadas e consulados de outros países no Brasil eu até consiga ler algo nas entrelinhas, mas preciso destacar novamente a importância da pró atividade e do foco quando se busca ingressar numa nova carreira.
Além disso, gostaria de aproveitar este espaço para convidar algum ex-funcionário de embaixada/consulado do Brasil no exterior que queira dar seu depoimento a me conceder uma entrevista aqui no Blog. Seria de grande valia para nossos (futuros) analistas. Vale ressaltar que, eu já venho buscando algum contato faz tempo, e entendo a dificuldade de encontrar um voluntário: para trabalhar nestes organismos quase sempre temos que assinar um contrato de confidencialidade o que se torna em grande medida uma barreira. Ainda assim, podemos pensar num formato de colaboração que não prejudique o profissional entrevistado e possibilite a participação.
embaixada-aperto-de-mao
Fonte: unigamesity
Sobre o o mercado de trabalho dos analistas internacionais nesta área verifiquei uma informação muito importante: a lesgislação trabalhista brasileira não é necessariamente aplicada aos funcionários das representações brasileiras no exterior. No Brasil, independente de qual embaixada/consulado você trabalhe, o que prevalece são as leis de trabalho brasileiras no regime de CLT.  Sobre este assunto encontrei uma publicação no site do senado de julho de 2013 com noticias importantes. O “Projeto em exame na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) estende direitos trabalhistas básicos a brasileiros contratados fora do país para atuar em representações oficiais no exterior. Pelo texto do senador José Sarney (PMDB-AP), eles passariam a desfrutar de garantias como o 13º salário, férias com adicional de um terço, licenças maternidade e paternidade, entre outros.” Para ler o texto na íntergra, clique aqui.Continuando minha pesquisa acabei me deparando com diversos editais publicados nos sites das embaixadas/consulados brasileiros. Como exemplo vou colocar alguns links abaixo que já expiraram, mas de antemão já quero deixar algumas dicas:

– Se tem interesse em trabalhar em algumas destas representações no exterior, entre no site destas embaixadas/consulados periodicamente e acompanhe as publicações.
– Além disso, entre em contato por telefone ou email e solicite informações sobre como são os processos seletivos nestes organismos.
– E por último, esteja ciente de que para trabalhar em qualquer país, especialmente em representações governamentais, sua situação no país deve estar regularizada, ou seja, seu visto ou cidadania devem estar em dia!Editais/sites:
– Embaixada do Brasil em Londres:
http://www.brazil.org.uk/ 

– Embaixada do Brasil em Paris:
http://sistemas.mre.gov.br/kitweb/datafiles/Paris/fr/file/01-2013%20Edital%20assinado(1).pdf

– Embaixada do Brasil em Wellington (NZ):
http://www.brazil.org.nz/page/home-por.aspx

– Embaixada do Brasil em Berlim:
http://berlim.itamaraty.gov.br/pt-br/processos_seletivos.xml

– Embaixada do Brasil em Roma:
http://sistemas.mre.gov.br/kitweb/datafiles/Roma/pt-br/file/Edital%20Concurso%20AST%20_2_.pdf

– Embaixada do Brasil em Lima:
http://www.perubrasil.com/system/embajadabrasil/download/Processo%20seletivo%20para%20a%20contrata%C3%A7%C3%A3o%20de%20um%20auxiliar%20administrativo%20para%20o%20Centro%20Cultural%20Brasil-%20Peru.pdf

– Embaixada do Brasil na Haia:
http://www.brazilianembassy.nl/downloadables/edital_contador.pdf

Gostou do Post? Quer ser entrevistado?
Deixe seu comentário aqui no blog!

COMPARTILHAR
Internacionalista, mineira, radicada no Rio de Janeiro desde 2012. Idealizadora/Fundadora do What's Rel? (2011). Business Development Latin America para uma empresa canadense de engenharia, sócia da PAR Consultoria, e grande entusiasta da carreira de R.I. :)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here