Como estruturar um discurso eficaz para se destacar em sua carreira

Estruturar e fazer um discurso são duas tarefas diferentes mas igualmente desafiadoras. Em diversos ramos da nossa profissão, nos deparamos com essa atribuição desafiadora, porém não impossível de ser vencida.

0
2530
estruturar um discurso eficaz

Postado em 10/2018;

Na carreira de analista internacional somos treinados, muitas vezes ainda durante a faculdade, a falar em público, desenvolver uma boa oratória e até aprender a se portar em apresentações. Somos constantemente colocados na posição de emissor de algum tipo de mensagem, seja uma apresentação de seminário ou numa reunião do centro acadêmico.

Em nossa profissão, seja você um futuro diplomata ou professor universitário, falar em público será uma realidade. A questão é que, mesmo tendo esse contínuo incentivo, muitos de nós ainda temos dificuldades em nos expressar publicamente, e sabemos o quão importante é estarmos preparados para quando esse desafio chegar.

O primeiro passo para vencer esse desafio é se planejar. No vídeo abaixo veremos que esse é uma fase muito importante na preparação de uma apresentação para uma reunião, para uma entrevista, etc. O passo seguinte é a prática. No post “8 Coisas que todo internacionalista deveria aprender antes de se formar”, já falamos que é preciso aproveitar as oportunidades que a universidade oferece para treinarmos nossa capacidade oratória. Simulações da ONU são ótimas situações para colocar essa habilidade em prática e além disso sempre que possível, se colocar em situações onde é preciso falar em público. Deixe a vergonha e as incertezas de lado e se prontifique a apresentar trabalhos na faculdade, a iniciar um debate proposto, a dar sua opinião. Aos poucos, é possível ir ganhando confiança e o falar diante de outras pessoas vai se tornando algo mais natural.

Para saber mais e conhecer mais dicas sobre esse tema, assista ao vídeo abaixo e descubra o última dica para quem quer melhorar sua habilidade de discursar.

Esse artigo foi produzido com a ajuda da estudante de Relações Internacionais da UFF e Colaboradora Voluntária Julie Guedes.

Curtiu o post? Clique aqui agora para ter acesso a mais dicas sobre como se destacar no mercado de trabalho em Relações Internacionais!

COMPARTILHAR
O mais completo site brasileiro sobre o mercado de trabalho em Relações Internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here