Criatividade: qual sua importância no ambiente corporativo?

0
3496
importância da criatividade

Postado em 07/2019;

Criatividade é a capacidade de criar e transformar. Diferente do que muitos pensam, ser criativo não está unicamente ligado a atividades artísticas ou a criação de ideias mirabolantes. É pensar em maneiras diferentes, criando soluções inovadoras, para qualquer problema existente.

Segundo, Mala Sharma, vice-presidente e gerente geral da Creative Cloud da Adobe, a criatividade e a produtividade andam de mãos dadas. De acordo com ela, profissionais que não investem em ser criativos tendem a ficarem despercebidos no mercado de trabalho —  atrás dos concorrentes que souberam valorizar o poder da criatividade e da inovação. Dessa forma, é imprescindível potencializar essa habilidade para desenvolver sua carreira profissional.

Além disso, segundo a pesquisa StateofCreate: 2016, realizada pela Adobe, as pessoas que se consideram “criativas” são mais propensas do que as “não-criativas” a se considerarem inovadores, confiantes e felizes. 

Tendo isso em vista, a boa notícia é que a criatividade não é um talento inato. Tal habilidade é construída a partir de experiências pessoais e profissionais e pode ser desenvolvida. Confira abaixo algumas dicas que podem te ajudar: 

  • Ser curioso e positivo
  • Não limitar seu conhecimento a uma área específica de atuação e estar sempre aberto a novas experiências
  • Cercar-se de pessoas que pensam fora da caixa e conversar com outros profissionais
  • Ler
  • Fazer cursos e treinamentos
  • Ir a eventos
  • Fugir da rotina e criar desafios
  • Praticar brainstorming

No ambiente de trabalho, procure ser criativo na hora de solucionar problemas, de criar ações internas, de desenvolver novos métodos, de elaborar processos e de otimizar as demandas.

Lembre-se sempre: ser criativo exige, primeiro, atitude e pró-atividade. O segredo está em educar a percepção e buscar não, a resposta certa, mas a pergunta correta. Arriscar, errar e aprender faz parte do desenvolvimento de tornar-se criativo.

Veja mais um pouco sobre o assunto em mais um vídeo da nossa série de Comportamento e Carreira e confira abaixo 10 dicas para se tornar mais criativo:

E você, o que tem feito para estimular sua criatividade? Clique aqui e conheça mais dicas que vão mudar sua vivência no mundo corporativo.

Esse post foi produzido com a ajuda da estudante de Relações Internacionais da UFRJ e Colaboradora Voluntária Giovanna Soares.

COMPARTILHAR
O mais completo site brasileiro sobre o mercado de trabalho em Relações Internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here