Diversidade, Inclusão e RI

0
1942

A temática da Diversidade e Inclusão no mercado de trabalho

Diversidade e inclusão são práticas organizacionais que buscam inserir e representar grupos diversos no mercado de trabalho, como LGBTI+, deficientes físicos, refugiados, mulheres e negros.

Tais práticas são aspectos da responsabilidade social, ou seja, não devem estar presentes apenas nos produtos e serviços oferecidos, mas em todo o processo de gestão da empresa. A representatividade é parte da gestão sustentável de diversas empresas mundo a fora e se tornou uma política do mercado de trabalho, ultrapassando os aspectos éticos e chegando a refletir nos resultados das empresas.

Pesquisas de grandes consultorias, como McKinsey e Delloite mostram que empresas com diversidade de gênero e raça têm obtido resultados maiores e positivos em competitividade. Isto porque a inclusão de grupos antes considerados parcelas minoritárias da população se tornou um fator de diferença e adaptação das empresas ao mundo globalizado, gerando mais oportunidades.

Geralmente, quem atua na área são gestores que cuidam do processo de decisão e da seleção de pessoal para as empresas, atuando na promoção e difusão das práticas de diversidade e inclusão dentro da companhia.

 

Diversidade e Inclusão na prática

A Comunidade Empodera é uma plataforma de relacionamento que atua diretamente na área, conectando seu público alvo (jovens LGBTI+, mulheres, negros, pessoas com deficiência e de baixa renda, entre outros) a vagas em empresas.

A Great Place To Work é uma consultoria que possui um ranking de referência mundial na qualidade organizacional das empresas. De acordo com a organização, diversidade e inclusão são fatores fundamentais atualmente para fazer parte da lista.

No mercado de trabalho, esses aspectos ainda são considerados um desafio. A falta de mulheres, negros e LGBTI+ em cargos de liderança é um dos fatores mais claros de como inclusão e diversidade são parte de uma transformação que ainda está em processo. Há muito conteúdo sobre diversidade e inclusão na internet, mas como o mercado de trabalho atua para a contratação de pessoas que pertencem a esses grupos ainda são  pouco visíveis.

O que se espera de práticas de responsabilidade social como a inclusão e diversidade é que tenha reflexos na sociedade, diminuindo o preconceito e gerando mais reconhecimento e aceitação.

A PwC , por exemplo, possui o “Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça”, uma iniciativa criada pelo Governo Federal (2005) que atua certificando as organizações que promovem a igualdade entre mulheres, homens e etnias no ambiente de trabalho.

A P&G conta com a diversidade como um dos valores da empresa: “Nossa missão de Diversidade e Inclusão é: “Todos valorizados. Todos incluídos. Todos fazendo o seu melhor TM”. A empresa abre vagas exclusivas para pessoas com deficiência e divulgam processos seletivos por plataformas que trabalham com inclusão e diversidade no mercado de trabalho.

A Shell disponibiliza matérias e pesquisas em seu site sobre a contribuição de funcionárias mulheres, de pessoas com deficiência e de diferentes culturas para a empresa.

 

Diversidade, Inclusão e RI

Os cursos de Relações Internacionais geralmente abordam disciplinas com aspectos sociais e culturais, entendendo a dinâmica do de grupos minoritários na sociedade, considerando os reflexos e conflitos de sua inserção. Ainda assim, a formação complementar ainda é um fator relevante para os internacionalistas que desejam atuar na área de diversidade e inclusão. Na entrevista exclusiva para o What’s Rel?, o internacionalista Lucas Paoli fala sobre as oportunidades no terceiro setor e inclui a diversidade como pauta.

 

E aí curtiu o post? Tem interesse nesse assunto? O que mais você gostaria de saber sobre esse tema dentro das RI? Conte pra gente nos comentários.

 

Esse artigo foi produzido com a ajuda da estudante de Relações Internacionais da UFRRJ e Colaboradora Voluntária Letícia Mello.

COMPARTILHAR
O mais completo site brasileiro sobre o mercado de trabalho em Relações Internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here