15 filmes que você TEM que assistir antes de se formar em Relações Internacionais

Filmes são ferramentas valiosas para o estudo de Relações Internacionais e podem nos trazer uma perspectiva inovadora diante de temas complexos. Por isso, selecionamos 15, abrangendo vários temas e épocas, para você assistir antes de formar em RI.

6
17852
Cena do filme Hotel Ruanda, que aborda o genocídio perpetrado por extremistas hutus contra tutsis e hutus moderados, em Ruanda, entre 6 de abril e 4 de julho de 1994 .

Cinema e literatura devem caminhar junto dos futuros internacionalistas. A arte é uma ferramenta valiosa para o estudo de Relações Internacionais e que pode nos trazer uma perspectiva inovadora diante de temas complexos.

Para os cinéfilos de plantão, separamos 15 filmes para assistir antes de formar em RI, abrangendo vários temas e épocas. Decidimos deixar um pouco de lado os clássicos para trazer filmes que abordam conflitos mais contemporâneos que vocês provavelmente já viram ou se ainda não, devem ver!

1 – Estrelas Além do Tempo (Hidden Figures)

No auge da corrida espacial travada entre Estados Unidos e União Soviética durante a Guerra Fria nos anos 60, a sociedade norte-americana lida com uma profunda cisão racial. Uma equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres afro-americanas precisa lidar com o preconceito e provar ser o elemento crucial que faltava na equação para a vitória dos Estados Unidos.

2 – A Dama de Ferro (The Iron Lady)

Cinebiografia de Margaret Thatcher, ex-Primeira Ministra britânica, que retrata desde a sua infância até o período mais impopular do seu governo, em 1982, quando ela tentava salvar sua carreira nos 17 dias que antecederam a Guerra das Malvinas.

3 – Argo

Durante a crise do Irã em 1980, seis americanos ficaram refugiados na embaixada canadense em Teerã. Para tirá-los de lá, um agente da CIA decide fazer um filme fictício como estratégia para resgatá-los. Leia nosso post “ARGO, com Ben Affleck, é indicado para refletir sobre o papel da ONU e outras organizações internacionais”.

4 – Sniper Americano (American Sniper)

História real de Chris Kyle, atirador de elite das forças especiais da marinha dos Estados Unidos. Durante a guerra do Iraque, sua missão era uma só proteger seus companheiros. Sua precisão salvou inúmeras vidas, mas também o tornou um alvo preferencial. Quando Kyle finalmente volta para casa, ele descobre que não tem como deixar a guerra para trás.

5- Selma: Uma Luta pela Igualdade

Ambientado em 1965, o filme narra uma passagem bastante específica da trajetória da luta pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e da vida de Martin Luther King: uma campanha perigosa e aterrorizante que culminou na marcha épica da cidade de Selma a Montgomery, Alabama, e que estimulou a opinião pública norte-americana e convenceu o presidente Johnson a implementar a Lei dos Direitos de Voto em 1965.

6 – O menino do pijama listrado

Durante a Segunda Guerra Mundial, Bruno, um garoto de oito anos, e sua família saem de Berlim para residir próximo a um campo de concentração, onde seu pai acaba de se tornar comandante. Infeliz e solitário, o menino vagueia fora de sua casa e certo dia encontra Shmuel, um menino judeu de sua idade. Embora a cerca de arame farpado do campo os separem, os meninos começam uma amizade proibida.

7 – O Discurso do Rei

O Príncipe Albert da Inglaterra deve ascender ao trono como Rei George VI, mas ele tem um problema de fala. Sabendo que o país precisa que seu marido seja capaz de se comunicar perfeitamente, Elizabeth contrata Lionel Logue, um ator australiano e fonoaudiólogo, para ajudar o Príncipe a superar a gagueira. Uma extraordinária amizade desenvolve-se entre os dois homens, e Logue usa meios não convencionais para ensinar o monarca a falar com segurança.

8 – As Sufragistas (Suffragette)

O início da luta do movimento feminista e os métodos incomuns de batalha. A história das mulheres que enfrentaram seus limites na luta por igualdade e pelo direito de voto. Elas resistiam à opressão de forma passiva, mas, a partir do momento em que começaram a sofrer uma crescente agressão da polícia, decidiram se rebelar publicamente.

9 – O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street)

Durante seis meses, Jordan Belfort trabalhou duro em uma corretora de Wall Street, seguindo os ensinamentos de seu mentor Mark Hanna. Quando finalmente é contratado como corretor da firma, acontece o Black Monday. Sem emprego e bastante ambicioso, ele acaba trabalhando para uma pequena empresa que lida com papéis de baixo valor, que não estão na bolsa de valores. É lá que Belfort tem a ideia de montar uma empresa focada neste tipo de negócio, cujas vendas são de valores mais baixos, mas em compensação, o retorno para o corretor é bem mais vantajoso.

10 – Hotel Ruanda

Durante os conflitos políticos entre Hutus e Tutsis que mataram quase um milhão de ruandeses em 1994, Paul Rusesabagina, gerente do Hotel des Milles Collines, na capital do país, toma a decisão corajosa de abrigar sozinho mais de 1.200 refugiados.

11 – A Intérprete (The Interpreter)

Uma intérprete das Nações Unidas ouve por acaso uma ameaça de morte a um chefe de estado africano, sendo que o crime está planejado para ocorrer em plena Assembleia das Nações Unidas. Como a conversa ocorreu em um raro dialeto africano, poucas pessoas seriam capazes de compreendê-lo. Um agente do Serviço Secreto é designado para investigar o caso. No entanto, ele acaba descobrindo que a intérprete tem um passado obscuro e começa a duvidar de sua história.

12 – Encontro com Milton Santos ou O Mundo Global Visto do Lado de Cá

O tema da globalização e seus efeitos são discutidos a partir de uma entrevista feita com o geógrafo Milton Santos em 2001. O filme trata do processo de globalização com base no pensamento do geógrafo, que, por suas ideias e práticas, inspira o debate sobre a sociedade brasileira e a construção de um novo mundo.

13 – Treze Dias que Abalaram o Mundo

Em outubro de 1962, um avião U-2, que fazia vigilância de rotina, faz registros fotográficas que revelam que a União Soviética está em processo de colocar uma plataforma de lançamento de armas nucleares em Cuba. O presidente John F. Kennedy e seus assessores têm de pôr um plano de ação contra os soviéticos. Por treze dias o destino da humanidade esteve nas mãos de um grupo reunido no salão oval na Casa Branca, pois a possibilidade de uma guerra nuclear era real e navios soviéticos rumavam para Cuba levando o material que faltava para terminar a plataforma de lançamento, que estava sendo construída em ritmo acelerado.

14 – Spotlight: Segredos Revelados

Um grupo de jornalistas investiga o abuso de crianças por padres católicos, acobertados pela Igreja. Eles conseguem reunir documentos que podem provar os crimes cometidos e o envolvimento de líderes religiosos que tentaram ocultar os casos. Leia nosso post SPOTLIGHT é o filme do ano. Quem não viu deve ir correndo ver.

15 – 12 Anos de Escravidão

Na época pré-Guerra Civil dos Estados Unidos, Solomon Northup, um homem negro livre do norte de Nova York, é sequestrado e vendido como escravo. Diante da crueldade de um dono de escravos e de gentilezas inesperadas, Solomon luta não só para se manter vivo, mas também para manter sua dignidade. No décimo segundo ano de sua odisseia inesquecível, Solomon encontra casualmente com um abolicionista canadense, que muda sua vida para sempre.

E aí, querem sugerir mais filmes para o próximo post?

COMPARTILHAR
O mais completo site brasileiro sobre o mercado de trabalho em Relações Internacionais.

6 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here