FILME “MUNIQUE” SOBRE ATENTADO NAS OLIMPÍADAS DE 1972 ABORDA TENSÃO ENTRE PALESTINA E ISRAEL

0
6492

Em setembro de 1972, durante as Olimpíadas de Munique, na Alemanha, um grupo palestino denominado Setembro Negro invadiu a Vila Olímpica, matou inicialmente dois integrantes da equipe olímpica israelense e manteve outros nove como reféns. O grupo palestino, uma ramificação da OLP (Organização para a Libertação da Palestina), exigiu a libertação de 250 palestinos que se encontravam presos em território israelense.

O ataque foi transmitido ao vivo para 900 milhões de pessoas e teve um final trágico com todos os reféns mortos. A ofensiva à vila olímpica também custou a vida de cinco dos oito terroristas palestinos. Três foram presos.

Pouco depois do atentado, Avner (Eric Bana), um jovem agente israelense recebe uma ordem sem precedentes: abandonar sua esposa grávida e sua identidade para caçar e matar os homens apontados pela inteligência de Israel como sendo as “cabeças” do atentado.  Começa então a caçada pela Europa, uma história de vingança.

Dirigido por Steven Spielberg, Munique foi lançado em 2006 e provocou discussões antes mesmo do início das filmagens. “Nessa empreitada, o cineasta intensificou o cheiro de pólvora de um episódio histórico relativamente conhecido e por si só polêmico”, comenta o jornal da Folha de São Paulo em crítica publicada na estreia.

Confira abaixo o trailer:

COMPARTILHAR
O mais completo site brasileiro sobre o mercado de trabalho em Relações Internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here