Você conhece a importância de falar bem diversos idiomas?

0
5749

Postado em 02/2019;

O mercado de trabalho é cada vez mais exigente em relação ao perfil profissional buscado pelas empresas. No contexto de uma crescente economia global, onde os meios de comunicação e a tecnologia se reinventam em uma velocidade surpreendente, o perfil do analista internacional não poderia deixar de seguir o mesmo ritmo.

Sabemos que ter conhecimento de uma língua estrangeira aumenta nossa competitividade no mercado de trabalho. No entanto, quantos profissionais dominam três ou quatro idiomas além de sua língua nativa? E quantos conseguem se comunicar corretamente em idiomas pouco populares como o árabe, o coreano ou o chinês?

Idiomas mais requisitados

Segundo a Associação Brasileira de Consultoria e Assessoria em Comércio Exterior (Abracomex), depois do inglês, são 6 os idiomas mais importantes no mercado de trabalho:

  • Espanhol
  • Mandarim
  • Francês
  • Japonês
  • Alemão
  • Árabe

Idiomas e o internacionalista

Para o analista internacional, dominar diversos idiomas é um diferencial importante na hora de conseguir o estágio ou o emprego tão desejado. Empresas orientadas internacionalmente buscam funcionários cada vez mais especializados e que dominem diferentes idiomas. Se o seu objetivo é estar em um ambiente de trabalho globalizado, seja em empresas ou organismos multilaterais, saiba que candidatos com ampla diversidade de idiomas estão em grande demanda. E essa habilidade possibilita melhores oportunidades de carreira.

Lidar com e compreender outras culturas e sua história ajuda a ver as coisas de maneira diferente. Além disso, estudos apontam que aprender uma língua estrangeira melhora a criatividade, aumenta as habilidades de comunicação e de resolução de problemas. Devido a estes fatos, aprender outras línguas é a chave para criar novas oportunidades de emprego, inclusive em outro país. Esse conhecimento pode permitir que você se torne o responsável por relações comerciais internacionais daquela empresa onde o idioma específico é obrigatório. Atender às necessidades específicas de uma empresa ou setor o transforma em um funcionário altamente importante e único. Por conta das características já citadas do mercado de trabalho, ter domínio sobre diferentes idiomas pode também te assegurar um incremento salarial.

Os benefícios para sua carreira são vários e você pode começar agora. Aqui no WR? já demos dicas de apps que podem te ajudar.

Aproveita ainda para conhecer o nosso canal no youtube e ver mais vídeos como esse!

Dica de site: Mosalingua

Esse artigo foi produzido com a ajuda da estudante de Relações Internacionais da UFF e Colaboradora Voluntária Julie Guedes.

COMPARTILHAR
O mais completo site brasileiro sobre o mercado de trabalho em Relações Internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here