Marketing Internacional – Internacionalista, você conhece essa área de atuação?

0
685

Você sabia que uma das áreas de atuação de maior crescimento hoje em dia é o marketing internacional? Isso se dá pelo aumento da internacionalização das empresas. Vem conferir um pouco mais sobre o assunto!

 

O marketing é uma parte fundamental para quem atua na área de vendas e negociação. De acordo com Philip Kotler, um dos maiores especialistas do mundo na área, o marketing é “um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros”.

No cenário global, o marketing internacional tem ganhado mais atenção na área de comércio exterior, com a prospecção de novos mercados para empresas de vários portes, além das multinacionais.

A principal diferença entre o marketing tradicional e o internacional é o público-alvo. Além das estratégias e processos tradicionais, são incluídas análises específicas de mercado, da cultura e da economia dos países para importação e exportação de produtos e serviços.

 

Como aplicar o marketing internacional nas RI?

Com a globalização, o marketing internacional tem se tornado essencial para a internacionalização das empresas. De acordo com uma pesquisa feita pela ABRACOMEX em 2017, cerca de 229 empresas brasileiras estavam buscando colocação no mercado internacional ou tinham intenções de expandir seu mercado no futuro.

Por outro lado, os cursos de Relações Internacionais no Brasil, em sua maioria, ainda mão têm o marketing como parte da grade básica de formação do curso. Assim, o marketing é oferecido como complementar na formação em RI, geralmente em cursos de pós-graduação, de extensão ou MBA’s (Master of Business Administration).

Confira alguns exemplos de cursos na área de marketing internacional oferecidos no Brasil hoje:

– O curso de pós-graduação da ESPM: “Negócios Internacionais com ênfase em Marketing Global”;

– O curso de extensão da PUC-Rio “Internacionalização e o Marketing”; 

– O curso da COPPEAD (associada à Escola de Negócios da UFRJ) “Jovens Profissionais – Formação em Marketing”;

– O MBA da ABRACOMEX (Associação Brasileira de Consultoria e Assessoria em Comércio Exterior) “Gestão de Marketing Internacional”.

Os cursos oferecidos sobre este tema em sua maioria são pagos, e incluem conhecimentos em gestão e empreendedorismo, além de relações internacionais e comércio exterior.

Se você ainda tem dúvidas se essa é a área pra você, sugerimos conferir também alguns cursos online gratuitos na plataforma coursera.org. Assim, antes de decidir se deve investir em uma pós-graduação ou um MBA na área, você experimenta gratuitamente o conteúdo, aumentando as chances de uma decisão mais assertiva.

Confira:

International Marketing Entry and Execution;

Intro to International Marketing.

 

WR? e o Marketing Internacional

Aqui no WR? estamos sempre abordando esse tema em nosso site. Se você ainda não leu nossos posts sobre o assunto, não perca mais tempo! Confira abaixo alguns que podem ser do seu interesse:

Marketing internacional e a internacionalização de empresas;

Entrevista com a Marina Coimbra, analista internacional da FIRJAN.

 

E aí curtiu o post? Tem interesse nesse assunto? O que mais você gostaria de saber sobre esse tema dentro das RI? Conte pra gente nos comentários.

 

Esse artigo foi produzido com a ajuda da estudante de Relações Internacionais da UFRRJ e Colaboradora Voluntária Letícia Mello.

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here