Palestras UERJ e PUC em agosto

0
1236

No mês de agosto, a palestra “Mercado de trabalho e Relações Internacionais”, promovida por Elisa Pernisa, (criadora do What’s Rel? e Internacionalista), reuniu mais de 100 estudantes em duas importantes universidades no Rio de Janeiro

No dia 8 de agosto, os estudantes da UERJ tiveram a chance de participar de um evento sobre mercado de trabalho e Relações Internacionais, promovido pela idealizadora e fundadora do site What’s Rel?. O evento foi aberto ao público e contou com a participação de estudantes de outras universidades também.

Foram cerca de 3 horas compartilhando experiências e dicas sobre o mercado de trabalho em Relações Internacionais. A participação e o interesse dos alunos foram notáveis e trouxeram muitas contribuições para a apresentação.

Ao final da palestra, Elisa respondeu diversas perguntas dos estudantes, entre elas dúvidas sobre como é a entrada no serviço público e sobre formas de realizar um intercâmbio.

Na maioria dos casos, a forma de ingresso no Serviço Público é por meio de concursos e diversas instituições abrem vagas direta e indiretamente para a atuação do analista internacional. Existem os concursos mais tradicionais, como a carreira diplomática CACD e ABIN. Além desses, os menos tradicionais como bancos, ministérios e agências reguladoras possuem departamentos ou assessorias de Relações Internacionais e demandam a atuação do analista internacional. Clique aqui para saber mais sobre a carreira no setor público.

Segundo Elisa, agências de turismo ou especializadas não são a única forma de realizar um intercâmbio. Existem inúmeras possibilidades de voluntariado, estudo e trabalho. As bolsas de estudo promovidas tanto por universidades como por agências de fomento são um bom exemplo. Clique aqui para saber mais sobre a Chevening, uma das bolsas mais prestigiadas internacionalmente!

Ainda em agosto, no dia 28, foi a vez da PUC Rio receber a palestra sobre mercado de trabalho e Relações Internacionais. Ao final do evento, a nossa CEO e palestrante respondeu as dúvidas dos estudantes. Foram perguntas bem interessantes e algumas curiosidades sobre a experiência da Elisa como mulher no mercado de trabalho e sobre o que ela fez na universidade, além do estágio. Temos um post no site falando sobre o assunto, veja aqui.

Os alunos ainda puderam participar do workshop “Simulação de processos seletivos em Relações Internacionais”. Nele, os participantes participam de uma simulação de todas as etapas de um processo seletivo e são avaliados em seu desempenho. Para saber mais sobre este workshop clique aqui.

 

Quer saber mais sobre as palestras realizadas pela Elisa Pernisa? Mande um email para gente, vai ser um prazer conhecer sua faculdade! whatsrel@gmail.com

COMPARTILHAR
Internacionalista, mineira, radicada no Rio de Janeiro desde 2012. Idealizadora/Fundadora do What's Rel? (2011). Business Development Latin America para uma empresa canadense de engenharia, sócia da PAR Consultoria, e grande entusiasta da carreira de R.I. :)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here