SEMANA DA ÁFRICA MOVIMENTA UNIVERSIDADES PELO BRASIL

0
1484

Eventos por todo o país  celebram a cultura e discutem o continente africano em razão do dia da África (25 de maio)

O que é?

Dia da África ou a Semana da África, celebrado no dia 25 de maio, é um evento anual promovido pelas Delegações Africanas Permanentes perante a UNESCO, que visa a aumentar a visibilidade da África, destacando a diversidade de seu patrimônio cultural e artístico. A data refere-se à reunião de 32 chefes de estado africanos em Addis Abeba, Etiópia, no dia 25 de maio de 1963. O encontro que teve como objetivo defender e emancipar o continente africano, libertando-o do colonialismo e do apartheid. Na época foi fundada a Organização da Unidade Africana (OUA) – atual União Africana.

A Organização das Nações Unidas (ONU), ao ver a importância desse encontro, instituiu em 1972 o Dia da África. O dia também representa também um profundo significado da memória coletiva dos povos do continente e a demonstração de objetivo comum de unidade e solidariedade dos africanos na luta pelo desenvolvimento econômico do continente.

Nas Universidades

Por conta disso, universidades brasileiras aproveitam a ocasião para realizar a Semana da África, promovendo festividades culturais como, exposições artísticas, filmes, apresentações e exposições gastronômicas, além de conferências e debates sobre várias questões importantes a respeito do continente africano e das influências desse continente na história e na cultura brasileira.

Veja abaixo alguns eventos:

  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. 5ª Semana da África: Gênero e participação feminina. De 23 a 25 de maio. Programação no site: https://www.ufrgs.br/africa/
COMPARTILHAR
O mais completo site brasileiro sobre o mercado de trabalho em Relações Internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here