5 perguntas para um analista internacional realizar em uma entrevista

0
306

Uma entrevista é composta de várias etapas. Geralmente inicia-se com a fase de apresentação, onde o candidato deve falar sobre sua personalidade, objetivos e porque deve ser contratado. Saber oferecer as respostas corretas que os recrutadores almejam ouvir é essencial, como também é imprescindível saber o que não responder aos recrutadores para se destacar dentre os demais concorrentes.

A última parte da entrevista é a cereja do bolo, é aquele momento em que o recrutador te deixa livre para realizar qualquer pergunta e tirar suas dúvidas sobre a empresa. Nesse momento os candidatos despreparados desperdiçam a melhor oportunidade de se mostrarem como a “pessoa ideal” para ocupar aquele cargo. Nunca deixe de realizar ao menos 2 perguntas inteligentes ao participar de uma entrevista. Os recrutadores esperam que bons candidatos façam boas perguntas. Esse pode ser o seu diferencial em relação a outros candidatos.

Assim sendo, separamos 5 perguntas que você pode escolher ao menos 2 para fazer, fechando com chave de ouro sua entrevista.

1 – Ao ser contratado o que eu poderia esperar de um dia característico de trabalho dessa vaga?

Em primeiro lugar, com essa pergunta você demonstra ao recrutador confiança, que realmente está interessado na vaga e principalmente em conhecer mais sobre essa função. Em segundo lugar, esta pergunta lhe possibilita realizar pontes entre suas experiências anteriores e as expectativas dessa empresa para a vaga.

Dessa maneira, você terá maior facilidade de avaliar se este é um trabalho que você deseja realmente executar, e se está alinhados com os seus valores e objetivos profissionais.

2 – Quais os maiores desafios que eu poderia enfrentar nesta posição?

Essa pergunta é para aqueles que estão preparados, pois provavelmente o recrutador lhe apresentará os desafios e pode lhe devolver a pergunta: como você enfrentaria esses desafios? A melhor maneira é ter tranquilidade e demonstrar através de ações concretas, como você superou desafios em experiências anteriores. Mas isso também te possibilita compreender exatamente o que lhe espera e sua disposição de encarar esses desafios.

3- Como esta empresa mensura o sucesso?

Essa pergunta é fundamental para que você tenha consciência de como seu desempenho será avaliado, e qual é o foco principal da empresa. Dessa forma poderá compreender com clareza a cultura, os valores, as missões dessa organização.

4– Como as pessoas se desenvolvem nessa empresa?

Esta é uma ótima oportunidade de entender as possíveis oportunidades de crescimento dessa empresa para a sua carreira profissional, se esta organização investe em seus talentos internos.

5- Você tem alguma ponderação em relação às minhas qualificações?

Essa pergunta não é para os fracos. Ela lhe deixa em uma posição de vulnerabilidade mas que, ao mesmo tempo, transparece um profissional aberto a conversar sobre suas fragilidades.

Não existem candidatos perfeitos. O recrutador provavelmente terá algo a pontuar sobre suas qualificações e a função a ser exercida. Essa é a sua chance de eliminar os questionamentos do entrevistador em relação a sua capacidade de ocupar o cargo e reverter o jogo ao seu favor.

Uma entrevista é uma conversa de mão dupla, então não hesite em realizar perguntas coerentes com o assunto em questão nos dois primeiros momentos. É importante separar ao menos 2 perguntas para serem feitas ao final da entrevista que não foram respondidas durante a conversa. Quer saber quais outras perguntas seriam interessantes para se fazer em uma entrevista? Assista o vídeo abaixo.

Esse artigo foi produzido com a ajuda da estudante de Relações Internacionais da UFRRJ e Colaboradora Voluntária Glayceane Souza.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here