“Fale mais sobre você” e outras situações comuns em uma entrevista de emprego

O que responder quando o recrutador pedir: "fale mais sobre você"? Essa e outras situações comuns em uma entrevista de emprego.

0
466

Ao fazer uma entrevista de emprego, existem situações clássicas que podemos não saber a melhor forma de respondê-las. Uma delas é quando o recrutador pede para “falar mais sobre você”. Por isso, juntamos algumas dicas para te ajudar a responder da melhor maneira e se sentir mais confiante nessa situação.

Em uma entrevista de emprego, é comum que o recrutador faça um pedido clássico: “Fale mais sobre você”. Diante dele, o entrevistado pode se sentir inseguro em responder, pois geralmente duas dúvidas surgem nessa hora: devo entrar em detalhes da minha vida pessoal ou me restringir à área profissional?  Devo falar mais do passado ou dos planos futuros?

O ponto inicial para responder de maneira correta é analisar o contexto da entrevista. Se for algo mais formal, talvez tenha que restringir a resposta apenas ao campo profissional. Se for um emprego mais despojado, no qual a sua parte criativa tenha que aparecer mais, vale a pena investir no senso de humor e contar um pouco do seu lado pessoal.

Há, no entanto, uma dica importantíssima. Se a pergunta for feita no começo da conversa, o entrevistador busca avaliar as competências e o histórico de carreira. Feita no final da entrevista, é possível que a questão pretenda avaliar habilidades de oratória e até mesmo características pessoais, pois toda a carreira do candidato já foi detalhada anteriormente.

Outra dica para fazer uma boa entrevista de emprego é expor ao recrutador toda sua história ao responder a três perguntas: Onde você estava? Onde você está agora? Para onde você vai?

É importante ao contar uma história, contar também o final. Em uma entrevista, é essencial fazer uma projeção de sua carreira para que o recrutador tenha vontade de participar desse seu futuro profissional.

Para se sentir mais a vontade, você deve praticar o que deseja falar sobre você quando for questionado, mas cuidado para não gravar todas as palavras soando como se não fosse natural a sua conversa. Lembre-se sempre de não mentir em entrevistas. Ninguém quer começar uma carreira nova em cima de ilusão.

Leia também:

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here