Inteligência Comercial: Internacionalista, você conhece essa área de atuação?

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O What’s Rel? está sempre buscando por áreas em que seja possível a atuação do Internacionalista. Em nosso site já abordamos a área de Global Mobility e Captação Internacional de Recursos. Hoje vamos tratar a área de Inteligência Comercial.

O que é Inteligência Comercial?

A Inteligência Comercial (IC) surgiu no ambiente militar, eram práticas utilizadas por países com foco em defesa militar. Ao longo do tempo, essas práticas foram moldadas e inseridas nos mercados. A IC é uma orientação qualificada que oferece a oportunidade de acesso às  melhores informações para uma tomada de decisão assertiva nas relações comerciais. Veja o vídeo abaixo e compreenda um pouco mais do conceito de Inteligência Comercial.

Qual a importância da Inteligência Comercial para as empresas?

As inovações tecnológicas vêm alterando a dinâmica do mercado e isso causa um impacto nas empresas, principalmente as multinacionais com atuação global. Sendo assim as empresas vêm buscando cada vez mais uma precisão nas suas transações comerciais. A IC tem se tornado uma grande aliada das empresas para minimizar riscos, aumentar a previsibilidade das relações comerciais através de ações estratégicas e assim atingir os objetivos traçados.

O ciclo da IC basicamente é formado por cinco fases que serão explicadas a  seguir:

  • Identificação de Mercados. Nessa primeira fase, a empresa tem por objetivo encontrar os negócios com maior potencial para os produtos do seu portfólio. Ela busca por dados e tendências do mercado, de modo a encontrar oportunidades no exterior, avaliando sempre a competitividade do seu produto e identificando possíveis clientes e parceiros.
  • Análise de Mercado. Após a identificação, é preciso que se faça uma pesquisa das principais características do comércio, quais são as condições de entrada e quais as barreiras comerciais que existem.
  •  Competitividade e Concorrência. Avaliar a competitividade e  considerar a estrutura de comercialização do mercado e da competição do produto da empresa em relação aos seus principais concorrentes.
  • Formação do Preço. Com base nas informações levantadas, a empresa poderá calcular o valor do seu produto no mercado internacional.
  • Corrente de Comércio. A empresa identifica os clientes no mercado, seleciona os mais qualificados para uma futura negociação, e acompanha a participação do seu produto no mercado internacional.

Ao concluir essas fases, a empresa garante uma maior segurança na tomada de decisões, maior agilidade e proficiência na busca por análise de informações com uma qualidade superior, e principalmente redução dos riscos e fortalecimento dos negócios na competição dos mercados externos. Em resumo o processo de IC nas empresas pode ser representado pela seguinte equação: Inteligência Comercial =>; Pesquisa + Análise + Resultados + Criar estratégias = Ações Assertivas.

Inteligência Comercial e o Internacionalista

O internacionalista tem uma formação muito interessante para atuar na área de Inteligência Comercial. Com capacidade ampla de análise e pensamento global, é um profissional qualificado para atuar nesse setor. Por exemplo, quando uma empresa realiza a análise de um produto é preciso considerar não só os aspectos técnicos e funcionais, mas também a capacidade dessa mercadoria ser absorvida pela nova cultura em que será exposta. Sendo assim, o internacionalista por ser um profissional multicultural, tem plena capacidade para realizar essas análises.

Ao longo da graduação o Internacionalista é exposto às diversas teorias com diferentes enfoques de análise, isso proporciona a formação de um profissional com facilidade para realizar leituras do ambiente e prever ações futuras. Essas características são fundamentais para a IC.

Gostou de conhecer mais uma área de atuação do internacionalista? Fiquem ligados no nosso site, pois, sempre procuramos abrir o seu campo de entendimento no que diz respeito às possíveis atuações no mercado de trabalho para um internacionalista.

 

Fique de Olho!

Recentemente divulgamos uma vaga para Analista de Inteligência de Mercado, isso demonstra que cada vez mais as empresas têm buscado por profissionais dessa área de atuação e com um perfil cada vez mais alinhado com a formação do internacionalista.

Para quem pretende se especializar nessa área existe o MBA em Inteligência Comercial, atualmente a Live University Ibramerc oferece o curso nos estados de SP, RJ e MG com opção de aula presencial e online.

Esse post foi produzido com a ajuda da estudante de Relações Internacionais da UFRRJ e Colaboradora Voluntária Glayceane de Souza.

 

 

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