Palestra UFF – 27/03

0
1225

Na última terça-feira 27 visitamos a Universidade Federal Fluminense, em Niterói, e levamos a nossa palestra “O Mercado de Trabalho para Internacionalistas” para os estudantes de Relações Internacionais.

Nossa CEO e palestrante, Elisa Pernisa, teve um público com cerca de 70 estudantes de RI, ávidos pelo conhecimento. Foram 3 horas de troca de experiências e de esclarecimento de dúvidas que a Elisa fez questão de responder uma a uma até o final.

Foi muito interessantes ver os alunos da UFF engajados no evento e cheios de vontade de aprender mais sobre a carreira que querem atuar. Foram muitas perguntas, e nós separamos algumas para postarmos aqui. Afinal, a dúvida do colega pode ser a sua também 😉

  1. A aluna Mariana quis tirar suas dúvidas sobre como redigir uma boa carta de apresentação e o que deve constar na mesma. A Elisa além de dar dicas preciosas para os ouvintes, ressaltou que nós temos um post no site falando detalhadamente sobre o assunto. Corre pra ver!
  2. O aluno Andriei quis entender melhor a importância de falar outro idioma para se destacar em processos seletivos. Elisa indicou a ele que explorasse bem o inglês e espanhol e se dedicasse bem às duas línguas para que pudesse falar, ler e escrever bem nos dois idiomas.
  3. Uma outra dúvida que se destacou foi sobre a carreira de RI na área dos Direitos Humanos. Indicamos à aluna a nossa entrevista com o Lucas, onde ele fala um pouquinho sobre a sua carreira trabalhando em uma ONG. Vale a pena a leitura!
  4. Falamos, e muito, sobre a importância do intercâmbio para a carreira de um internacionalista. Ressaltamos, ainda, que essa experiência deve sim ser colocada no currículo, especificando para onde você foi e o que fez lá (trabalho voluntário, estudou línguas, por exemplo).
  5. Sobre as qualificações que podem fazer um currículo brilhar, demos dicas de cursos de informática, línguas, trabalho voluntário, feiras e eventos.
  6. Falamos sobre pesquisa acadêmica e estágio: como o primeiro pode ajudar a conseguir o segundo, dependendo da área de atuação que você deseja.

Além dessas dúvidas, falamos bastante sobre como conciliar áreas de interesse com RI, como por exemplo a indústria criativa que era de interesse de uma aluna, relacionamos RI e jornalismo, e ainda falamos sobre como uma aluna técnica em química e agora estudante de RI poderia unir seus conhecimentos em sua atuação profissional.

Fomos muito bem recebidos pelo CASViM e não vemos a hora de voltar! Ei, UFF, a gente adorou levar um pouquinho do nosso projeto What’s Rel? para vocês. Até a próxima!

Quer saber mais sobre as palestras realizadas pela Elisa Pernisa? Manda um email para gente que vai ser um prazer conhecer sua faculdade.

whatsrel@gmail.com

COMPARTILHAR
O mais completo site brasileiro sobre o mercado de trabalho em Relações Internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here