Sustentabilidade e RI: 6 Carreiras para atuar com a Temática Ambiental

0
5982

Postado em 08/2019;

O tema da sustentabilidade tem estado bastante em voga nesta década e é algo que vai além do modismo —  é uma realidade que precisa ser encarada com urgência pela humanidade. Não à toa, diversos organismos internacionais, grandes empresas transnacionais e Estados devotam cada vez mais atenção ao assunto.

O novo milênio trouxe inúmeras discussões que passaram a permear a dinâmica das relações internacionais e o meio ambiente é uma delas. Como manifestações claras desse movimento, pode-se observar a ONU Meio Ambiente, um dos grandes braços das Nações Unidas desde a década de 70, responsável por pensar ações e mobilizar agentes em prol de novas bases de desenvolvimento em harmonia com o planeta, assim como práticas  de empresas gigantes que têm buscado adequar sua produção à luz do ambientalismo, como o Projeto Gigaton do Walmart ou os investimentos massivos em carros elétricos de grandes montadoras como Ford e General Motors.

Evidentemente esse processo não ocorre de forma homogênea em todos os cantos do globo. Muitas vezes a temática ambiental pauta disputas político-econômicas travadas nas mesas de conferências entre países interessados, as quais resultam em tratados, convenções, acordos, protocolos ou mesmo em impasses que adiam seu desfecho.

Confira a seguir a lista preparada pelo What’s Rel? de opções de carreira para internacionalistas que desejam trabalhar com a temática ambiental:

1 – Analista em ONGs ambientais

A opção que envolve o trabalho do internacionalista com o meio ambiente de modo mais explícito, é sua atuação junto a Organizações Não-Governamentais orientadas à área ambiental. O trabalho nessas ONGs requer profissionais especializados em um determinado nicho, por exemplo, caça de baleias, poluição industrial ou desmatamento florestal. É necessário estar atento à cadeia produtiva local da sua região de atuação e como ela interage com a cadeia global, além de estar a par da política doméstica, da legislação e saber se articular com as demais ONGs que levantam a mesma bandeira.

2 – Compliance

Outra opção não tão óbvia à primeira vista, mas que também insere o internacionalista na questão ambiental é a área de compliance, ou mais especificamente, compliance ambiental. O profissional da área precisa estar a par da legislação ambiental do local onde sua empresa pretende atuar e certificar-se de que a mesma  a respeita por dispositivos de controle interno de modo a prevenir qualquer falta ao meio ambiente. 

3 – Secretarias e Ministérios

Órgãos públicos, ainda que ao nível sub-federal, estão qualificados a cooperarem internacionalmente, seja exportando políticas públicas bem-sucedidas ou importando-as, além da possibilidade de atuação conjunta para resolução de algum conflito que transpassa fronteiras (tráfico de madeira ilegal, por exemplo). Todos os estados brasileiros e a maioria dos grandes municípios possuem secretarias de meio ambiente, bem como órgãos ligados à área ambiental como o Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis( IBAMA) possuem pastas destinadas a assuntos internacionais. 

4 – Consultoria

Empresas que oferecem consultoria ambiental, fornecem uma análise de todos os riscos do impacto ambiental que um projeto traz consigo e possíveis intervenções para prevenção de danos, além disso, muitas apresentam projetos de reparação como ações de reflorestamento e restauração de mananciais. Empresas de consultoria normalmente reúnem profissionais qualificados de diversas áreas para conceber uma visão ampla e eficaz sobre seu objeto de trabalho e não poderia ser diferente com um tema tão complexo e sensível quanto a questão sustentável.

5 – Diplomacia

Os diplomatas sentam-se à mesa de negociações, juntamente a outros especialistas, para trabalhar resoluções que direcionam a política ambiental de seus países em âmbito externo. Desse esforço, resultaram acordos de cooperação, metas sustentáveis a serem batidas ou até mesmo tarifas alfandegárias que visam atacar produtos não-sustentáveis. Para tanto, mais uma vez é requisitada a habilidade de percepção da realidade global em compasso com as especificidades locais que o internacionalista detém. 

6 – Pesquisa

O segmento de pesquisa na área ambiental, ligado geralmente à carreira acadêmica, está em constante crescimento nos últimos anos. De maneira geral, trata-se de uma abordagem multidisciplinar, incluindo tanto temas das ciências naturais como das ciências humanas. Em especial no que tange à atuação nas Relações Internacionais, é possível observar o crescimento de pesquisas nacionais e internacionais voltadas para temas como mudança climática, exploração de recursos naturais, economia verde e desenvolvimento sustentável, acordos e conferências ambientais internacionais e cooperação ambiental internacional.

Esse artigo foi produzido com a ajuda dos estudantes de Relações Internacionais  Iago Bastos da UFRJ e Letícia Mello da UFRRJ ambos voluntários do WR?.

 

Confira outros posts  sobre esse tema:

Atuação do profissional de Relações Internacionais em Negócios Sustentáveis

Empresa adota conhecimentos de RI para inovar na área ambiental

COMPARTILHAR
O mais completo site brasileiro sobre o mercado de trabalho em Relações Internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here