Vendas: Internacionalista, você conhece essa área de atuação?

1
1033

A formação em Relações Internacionais possibilita uma infinidade de caminhos a serem percorridos em termos de carreira. Para muitos – futuros e já formados – internacionalistas, a carreira começa numa área pouco cogitada: a de vendas.

Aqui no What’s Rel? é constante divulgarmos vagas para o setor comercial de empresas assim como publicamos entrevistas com analistas internacionais que seguiram carreira nesta área, como a conversa que tivemos com o gerente nacional da Bacardi, Thiago Metzker. Você já se perguntou qual a vantagem que a formação em RI pode te proporcionar para trabalhar neste setor? Por que empresas buscam profissionais de RI para trabalhar com vendas? Trabalhar no setor comercial pode ser o primeiro passo para construir sua carreira. Não se engane, este setor não se resume a vendas no varejo. Vai além disso e é muito mais complexo do que se imagina.

De forma resumida, o setor de vendas ou comercial é a parte da empresa responsável pela atração, contato e negociação com o cliente. Esse setor absorve especialistas de diversos ramos e recentemente vemos crescendo a procura por profissionais de RI para fazer parte de suas equipes. Enquanto profissionais temos muito a oferecer já que características como boa oratória, persuasão ou habilidade de negociação são encontradas com facilidade em profissionais de nossa área.

A partir de uma breve pesquisa das vagas divulgadas pelo WR? percebemos que o perfil comportamental para o setor comercial é do profissional proativo, comunicativo, organizado, dinâmico e com bom relacionamento interpessoal. As vantagens para os profissionais de RI é que muitas dessas vagas buscam por pessoas com conhecimentos avançados de inglês – e espanhol – além de um perfil analítico. As vagas também apontam que o domínio do Pacote Office é essencial, principalmente da ferramenta Excel.

Começar a carreira na área comercial possibilita ainda compreender o mercado de trabalho, fazer novos contatos, conhecer pessoas, explorar outros setores dentro de uma mesma empresa, desenvolver ou adquirir habilidades que serão valiosas para sua formação profissional. Para os internacionalistas que gostam de simulações e treinam bastante sua comunicação oral e persuasão, atuar na área comercial é a chance de colocar em prática essas habilidades.

Tem alguma experiência com o setor comercial? Conta para gente como trabalhar nessa área ajudou seu crescimento profissional!

Esse artigo foi produzido com a ajuda da estudante de Relações Internacionais da UFF e Colaboradora Voluntária Julie Guedes.

COMPARTILHAR
O mais completo site brasileiro sobre o mercado de trabalho em Relações Internacionais.

1 COMENTÁRIO

  1. Bom dia, pessoal do WR?

    Tenho um relato pessoal bem bacana sobre o tópico de Vendas..

    Me graduei em 2014 em Rel Intl (vocês tinham grande influência na minha formação!) e, como já estava inserido no mercado de trabalho, fui buscar uma área de especialização no ramo de comércio exterior.

    Desde então, iniciei contatos diários com prestadores de serviço e clientes dentro da cadeia de suprimentos. Percebi que eu tinha “tino” para a área comercial, além das competências listadas por vocês como Inglês, Espanhol e ferramentas Office.

    Passados alguns anos e mais experiente, migrei para o departamento comercial e pude perceber que me encaixava muito bem – papel que desenvolvo até hoje como gerente comercial.

    É uma área apaixonante de se trabalhar que move o mundo, literalmente, pois ofereço soluções de logística internacional.

    Tenho a oportunidade de estar a frente de negociações em cadeias de supply chain e ser formado em Rel. Intl. me possibilitou uma visão holística dos processos que estou envolvido.

    Ferramentas teóricas da graduação são utilizadas para criticar/aprimorar sistemas, não somente com bases numéricas, mas sim considerando costumes, modos e outros aspectos culturais que afloram em negociações entre diferentes países.

    Abs,
    Yuri Torreão

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here